ENDURO A PÉ ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA INICIANTES.

COPA VERÃO TV GERAIS DE ENDURO A PÉ pronto

1 – Formação da equipe:

Durante a prova, certamente surgirão dificuldades e situações de conflito portanto; procure pessoas do seu relacionamento diário e que voce tenha bastante afinidade, o entrosamento da equipe é fundamental para um bom resultado; determine o que cada integrante vai fazer na equipe analizando préviamente suas habilidades; caso não saia como o planejado, mude para a próxima etapa. A primeira prova vai servir de laboratório para todas as equipes iniciantes. Um bom navegador e um calculista é essencial.

2 – Navegador o que é:

Aquele que lê,  interpreta a planilha e conduz a equipe; administra o tempo pedindo informaçõs para o calculista. Em caso de equipes formadas por 4 integrantes, essas funções poderão ser duplicadas ou seja; dois navegadores e dois calculistas. A sintonia entre eles é muito importante. O calculista calcula e informa ao navegador as distâncias e os tempos entre as referências.

3 – Limites:

A prova de enduro a pé não exige que o participante tenha um preparo físico excepcinal porem, cada um deve conhecer e principalmente respeitar seus limites; durante a prova voce passará por subidas, descidas acentuadas, trilhas com erosões, pedras, lama etc. Sofrerá com o calor ou  chuva portanto, é bom se dedicar ao treino pelo menos uma semana antes da prova.

4 – O que vestir:

Roupas confortáveis, nada que prejudique seus movimentos, preferencialmente calça comprida, vai evitar arranhões provocados por galhos e espinhos. Camisa leve preferencialmente ventilada pois provavelmente voce suará bastante. Use meias mais grossas e que não sejam de algodão pois essas encharam muito em caso de chuva e podem provocar calos e bolhas nos pés. Use chapéu ou boné, alem de proteger seu rosto  do sol pode te auxiliar na leitura da planilha em caso de chuva. Protetor solar e repelentes são recomendados.

5 – O que calçar:

Calçados resistentes e com boa aderência, preferencialmente as botas ou botinas tipo coturno, eles protegem mais os pés e articulações como o tornozelo, tem boa aderência e seu desempenho em terrenos irregulares é bem melhor. Os tênis podem parecer confortáveis mas, em longas distâncias por terrenos irregulares podem te trazer problemas. Nunca use um calçado pela primeira vez em uma prova de enduro a pé; voce pederá se arrepender muito.

6 – O que levar:

Mochila de hidratação (camel Back) cada um deve levar a sua, pedir para o amigo emprestado pode tomar tempo da equipe. Alimentos energéticos como barras de cereal, rapadura etc. podem ajudar bastante. Relógio digital que marque horas, minutos e segundos, o ideal que cada equipe tenha pelo menos dois, celulares não são confiáveis. Caneta marca texto, calculadora, saco plástico transparente (dois) proteger planilhas em caso de chuva e objetos pessoais.

7 – Planilha, o que é e como entendê-la:

Planilha é o mapa do trajeto a ser percorrido e é oferecido pela organização aos participantes. A planilha informa para voce:

Kilometragem da prova (números grandes)

Tempo acumulado de prova (números pequenos) abaixo da kilometragem

Desenho da referência visual (centro da planilha)

Observações (ajuda na localização da equipe) canto superior direito

Média horária ( velocidade determinada para o trecho) canto inferior direito

Bolinha preta do desenho (localização da equipe)

Setinha (rumo a seguir pela equipe)

8 – Navegando:

Coloque o dedo polegar abaixo da referência a ser atingida ou marque com uma caneta marca texto quando atingi-la, siga para a próxima; errou ou não tem certeza se está certo? volte até a referência anterior e recomece; é melhor perder alguns segundos atrazado do que ficar na correria e se perder de vez. Calma é fundamental nessa hora.

9 – Segredos para uma boa prova:

Manter a calma, ter certeza do caminho a seguir, observar atentamente as instruções e observaçoes da planilha; verificar se existem fitas ou marcações que auxiliem na interpretação da mesma. Atenção nas mudanças de média, laços e em neutros técnicos; voce pode tomar pontos atrazados ou adiantados em função disso. Não é recomendável (carrapatear) seguir outra equipe; faça sua prova.

10 – Identifique duas referências:

Se sua equipe for formada por mais de dois integrantes, coloque um deles para estar atento a referência seguinte daquela que voce ainda vai atingir, ela pode estar a poucos metros uma da outra e talvez voce passe por ela sem perceber ou seja; trabalhar com dois navegadores é mais seguro, é como se voce tivesse um reserva porem, totalmente ligado e atento na prova.

11 – Não entre em locais supostamente corretos:

Se voce não tem certeza que atingiu a referência e ainda falta alguns metros, ande mais um pouco e confira; se estiver correto chame o restante da equipe, caso contrário retorne e verifique com calma a planilha.

12 – Cortar caminho:

Se voce perceber que o caminho a seguir pode ser alcançado cortando por um atalho, não faça isso mesmo que esteja atrazado, voce pode ser penalizado por não passar em um pc; melhor perder pontos atrazados do que não ser anotado por ele e perder 1.800 pontos.

13 – Pcs a vista:

Se avistar um pc, mantenha a calma e não corra até ele; ele pode ser o PC da volta e a entrada para a trilha pode estar um pouco antes dele; alem de tomar pontos adiantados pode tambem ser penalizado por passar no pc em sentido contrário.

14 – Desistência:

Se sentir cansado durante a prova e verificar que se continuar pode prejudicar sua equipe, desista; vá atéo próximo PC ou tetorne no anterior e peça ajuda, use o regulamento a seu favor; equipes podem ter até 50% de desistência entre seus integrantes durante uma prova. Alguem vai resgatá-lo.

15- Converse:

Ao terminar a prova, converse com outras equipes, assim voce poderá descobrir como eles foram na competição e tambem comparar a sua performance com as equipes concorrentes. Tambem poderá detectar erros cometidos e evitá-los nas próximas provas.

BOA PROVA!

 

 

Sobre bichodomato

Tenho 52 anos de idade, sendo 27 de motociclismo. São 24 anos como piloto de enduro e 16 como organizador de provas de várias modalidades como: motocross, enduro (velocidade e Regularidade), rally e trekking.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s